A educação ambiental popular e crítica, junto com a filantropia comunitária, pode promover justiça socioambiental e climática. Esses campos, que se baseiam em práticas dialógicas, construção coletiva de conhecimentos e relações horizontais, fortalecem coletivos para intervenções territoriais em busca de sociedades mais justas e sustentáveis. E é nisso que o FunBEA se baseia.
Nós somos o primeiro fundo latino-americano dedicado à educação ambiental, mobilizando recursos financeiros e não financeiros para proteção ambiental e justiça social e climática. Apoiamos financeiramente e capacitamos coletivos, movimentos e organizações socioambientais de maneira acessível, baseando-se na filantropia comunitária.
O FunBEA atua como ponte entre recursos e comunidades, garantindo que o financiamento chegue à base.
As iniciativas do FunBEA estão organizadas em quatro programas: Clima, Água, Saúde Ambiental e Biodiversidade. Trabalhamos em colaboração com as comunidades, estabelecendo relações de confiança e valorizando saberes ancestrais e populares. O objetivo é desenvolver movimentos da sociedade civil, promovendo autonomia, ação coletiva e capacidade de incidência política dos coletivos locais, essenciais para a regeneração socioambiental.
MISSÃO
Fortalecer comunidades em situação de vulnerabilidade no enfrentamento das crises climática e hídrica, nos desafios da conservação da biodiversidade, saúde ambiental e agroecologia por meio de aporte de recursos em ações locais efetivas para transformação territorial e proteção ao meio ambiente.
VISÃO
ORGANIZA-
CIONAL
Ser o maior e mais sustentável fundo de fortalecimento à educação ambiental do Brasil.
VISÃO DE
SOCIEDADE
Todos nós, grupos humanos educando-se ambientalmente em todos os âmbitos da vida, construindo e reconstruindo a transição para sociedades sustentáveis.
Como a FunBEA atua?
Conhecendo cada realidade:
Mapeando, promovendo diagnósticos e estudos sobre as necessidades e potencialidades das organizações da sociedade civil e movimentos socioambientais para sua atuação nos territórios, valorizando seus saberes, conhecimentos e experiências.
Mobilizando e incentivando:
Realizando formações de modo crítico e dialógico com lideranças comunitárias e membros de organizações, estimulando o desenvolvimento institucional e a participação ativa nas tomadas de decisão estratégicas, além de controle social de políticas públicas em seus territórios.
Unindo para fortalecer:
Fomentando conexões entre as lideranças, coletivos, movimentos e organizações socioambientais com o Poder Público local, financiadores, doadores e agências de desenvolvimento.
Dando suporte financeiro e estratégico:
A filantropia comunitária é um dos caminhos efetivos para a descentralização de recursos direto e indireto com alto impacto positivo - e duradouro - nos territórios.
Por meio de apoio financeiro (direto), humano - construção de capacidades (indireto), permite que a própria comunidade seja protagonista na recuperação, conservação, preservação ambiental e na luta por justiça socioambiental.
Promovendo comunicação e educomunicação:
Em um mundo onde a comunicação é essencial para a expressão e o engajamento da sociedade civil, a educomunicação emerge como uma poderosa ferramenta para capacitar e dar voz às comunidades, estimulando o pertencimento e a distribuição de poder das narrativas. Longe de ser apenas uma simples transmissão de informações, a educomunicação abraça a participação ativa, o diálogo e a co-criação de conteúdo dando oportunidades para que as comunidades possam contar suas próprias histórias, fortalecendo, assim, todo seu tecido social.
Trabalhamos por
meio de apoio direto
e indireto:
Apoio direto
Caracterizados pelo repasse de I) recurso financeiro em espécie, ii) recurso financeiro em bens e materiais (equipamentos, por exemplo); III) bolsas de estudo; IV) despesas com a realização de eventos (alimentação, espaço, deslocamentos, etc).
Realizamos APOIO DIRETO TERRITORIAL para coletivos, movimentos e organizações socioambientais que possuem atuação territorializada, especialmente junto a comunidades em risco e/ou situação de vulnerabilidade socioambiental e climática, e APOIO DIRETO PARA REDES E ORGANIZAÇÕES que possuam atuação em escala regional ou mesmo nacional, capilarizadas nos territórios e/ou que possuam desafios relacionados ao desenvolvimento institucional.
Apoio indireto
Caracterizados por serviços disponibilizados aos apoiados, visando o seu desenvolvimento institucional e fortalecimento de capacidades, pode se dar de diversas formas: i) formações no campo socioambiental para lideranças, gestores e atores locais, etc.; ii) assessoramento técnico em gestão e desenvolvimento organizacional, iii) consultorias de terceiros; iv) formação e apoio na elaboração de projetos e mobilização de recursos, v) condução e promoção de ações comunicativas e educomunicativas, vi) viabilização de projetos locais por meio de nossa estrutura legal, fazendo a gestão burocrática para movimentos que não possuam personalidade jurídica ou que não tenham a experiência necessária para acessar recursos de fontes diversas, concomitantemente a sua estruturação legal que possibilite autonomia, entre outros.