Pesquisar
Close this search box.
Nossos Programas

Programa Água

O Brasil possui aproximadamente 12% das águas doces disponíveis de todo o planeta. Porém, reforçando as contradições, em um país com tanta abundância, grande parte da população sofre com a falta de acesso à água. Isso porque quando se compara a disponibilidade hídrica per capita por região, constata-se uma distribuição espacial desigual no território brasileiro.

Além das questões relativas à distribuição e ao acesso à água, os rios e nascentes continuam sendo poluídos e, com isso, prejudicamos não só os ecossistemas como nossos corpos. E o avanço do desmatamento e da degradação ambiental, assim como a emergência climática, aumentam as ameaças relativas à quantidade e qualidade de água.

Considerando a relevância da temática, acreditamos na importância de mobilizar recursos para engajar e formar comunidades, coletivos, organizações locais e gestores públicos para uma atuação coletiva e participativa na gestão de suas águas.

NÚMEROS DO PROGRAMA

Destaques do biênio 2022/ 2023: 

Municípios Alcançados
0
DESTINADO
+R$ 50 MIL
APOIO DIRETO: R$ 90.305,00
APOIO INDIRETO: 228.837,09
COLETIVOS
0
movimentos e organizações socioambientais apoiados
PESSOAS
+ 0 MILHÃO
ALCANCE DIRETO: 398
ALCANCE INDIRETO: 1.361.143
TERRITÓRIOS
litoral do Estado de São Paulo e toda sua zona costeira, Vale do Ribeira, Bacias do Rio Guandu no Rio de Janeiro e Minas Gerais

Iniciativas

“Cuidadores das Águas” é uma iniciativa inédita na costa litorânea de São Paulo – região do bioma Mata Atlântica. São processos formadores em educação ambiental e gestão de recursos hídricos, com o objetivo de engajar e empoderar cidadãos para o cuidado das suas águas.  

Esta ação contribui diretamente para o fortalecimento das comunidades, da recuperação e cuidado dos recursos hídricos e do fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas da região, lugares muito importantes na esfera municipal, onde acontecem  decisões sobre destinação de verbas para obras e projetos socioambientais. A preparação e o posicionamento crítico dos cidadãos para apresentar suas questões dentro destes locais é fundamental para a transformação social que o FunBEA propõe para o Brasil.

NOSSOS NÚMEROS

Instituições
participantes
0
Pessoas
formadas
0
Produções
audiovisuais
0

A iniciativa é uma formação em educomunicação junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais, COPASA. Por meio desta formação, o FunBEA promove o apoio indireto visando incentivar e fortalecer as ações de articulação local, mobilização social, comunicação e intervenções dos Coletivos de Meio Ambiente (COLMEIAS) e engajar as comunidades nos mesmos.

COLMEIAS são os Coletivos de Meio Ambiente do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais), voltado para a preservação das nascentes, rios e áreas de proteção ambiental.
O projeto iniciou em 2023 e tem a previsão de acontecer até janeiro de 2025, com 251 COLMEIAS distribuídos em todo o Estado de Minas Gerais.

Com isso, espera-se:

  • Valorizar iniciativas e fortalecer atuação dos COLMEIAS frente a políticas públicas municipais e estaduais;
  • Democratizar e aperfeiçoar as estratégias e capacidade de comunicação dos coletivos, com o enfoque pedagógico da educomunicação;
  • Contribuir com a capilaridade e enraizamento do programa e da educação ambiental no território;
  • Formar uma rede de agentes de comunicação populares para promover visibilidade e o intercâmbio de ações locais e novas parcerias.
  • Transformar territórios através da educomunicação socioambiental. 
  • Produzir Vídeos que difundem e engajem as pessoas dos territórios das COLMEIAS em suas próprias lutas.

Parceiros

Há alguns anos temos ouvido constantemente que é preciso “preservar a água do planeta”. Cuidar dos corpos d’água, dos “recursos hídricos”. A questão da falta de água nas grandes cidades, por exemplo, se agrava mais e mais, e esse mantra de preservação, começou então a fazer sentido para muitos, que com a falta deste bem, passaram a entender o seu importante significado.

Com o objetivo de engajar a sociedade para fazer um pacto de conservação e cuidado com as águas da Baixada Santista, entre 2019 e 2020 o FunBEA realizou o Fórum Pacto Pelas Águas, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográfica da Baixada Santista. O evento contou com uma série de palestras e seminários, produção de um documentário, exibido em festivais internacionais de cinema ambiental, além de oficinas e intervenções educadoras em todo o território da Baixada Santista, constituído por 9 municípios e entre eles, a cidade portuária de Santos.

Parceiros

As cidades litorâneas assim como o Brasil ainda precisam avançar no acesso à água para conseguir a universalização. 

Tendo essa necessidade como pano de fundo, o FunBEA e o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, realizaram durante o verão 2021/22 a campanha Água é Vida,  para o uso consciente da água nesta importante região litorânea, que na  alta temporada triplica a população.


Para a campanha, foi realizada uma campanha para TV, com veiculação pela TV Tribuna, spots para rádios, e ações de educação ambiental com cine debates nos 9 municípios que fazem parte do litoral da Baixada Santista.

Parceiros

ODSs relacionadas ao Programa

Vale do Ribeira 2021/2022/2023

O Vale do Ribeira é uma região que se destaca pela preservação de suas florestas e por grande diversidade ecológica. Seus mais 2,1 milhões de hectares de florestas equivalem a aproximadamente 21% dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no Brasil, sendo a maior área contínua de um ecossistema quase extinto.

Nesta região fantástica, chamada de “Amazônia Paulista” pela grande confluência de seus mananciais e rios, existe uma necessidade cada vez mais urgente de cuidado e conservação.


Por isso, o “Cuidadores das Águas- Vale do Ribeira”, é um projeto vital para formação de lideranças comunitárias locais para a gestão participativa dentro do comitê de bacia hidrográfica local. 


Em 2021 o FunBEA ofereceu um apoio formador em que 20 pessoas de 10 Instituições participaram da formação ao longo de 6 meses. Ao final, foram realizados minidocs pelos alunos contando suas histórias e de seus territórios. 


No módulo 2022 e 2023, o projeto trabalhou com encontros híbridos em toda a bacia, reunindo diferentes atores sociais para formação em educação ambiental crítica e popular, além de projetos de intervenções  educativas em cada região da bacia.

Litoral Norte 2019/2020/2022/2023

Com 312 mil habitantes e uma faixa de natureza ainda maior, composta por numerosos rios que nascem na Serra do Mar, sub-bacias que drenam diretamente para o Oceano Atlântico e 184 praias, a região do Litoral Norte de São Paulo é extremamente importante por todos os serviços ecossistêmicos que presta para todo o Brasil e por todo o histórico de formação de povos e culturas. 

Entretanto, a região possui problemas sérios nas  questões ligadas ao seu desenvolvimento desordenado, turismo predatório e especulação imobiliária que ameaçam os territórios de proteção natural e cultural.  


Em 2019/2020, o apoio formador durou 12 meses e contou com a participação de 90 instituições e 156 pessoas. Foram realizadas muitas intervenções de comunicação, entre elas a campanha  audiovisual “Somos todos Água”,  veiculadas pela TV Vanguarda (Rede Globo local) e Band Vale, além de spots nas rádios Caraguá FM e Morada.


Em 2022/2023, o FunBEA atuou com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão das águas, propondo atividades de formação para membros participantes do Comitê de Bacias do Litoral Norte (CBH-LN). O projeto teve o objetivo de levar informação qualificada sobre os temas que abrangem a gestão das águas, através do Programa de Comunicação Social do CBH LN: Comunica LN.


Além de promover informações, a ação também trabalhou a sensibilização da sociedade para criar formadores de mudança!

Baixada Santista - 2018

Com o objetivo de montar um Programa de Comunicação com o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, o FunBEA promoveu uma formação com membros e sociedade civil, trabalhando com o Educação Ambiental Crítica e Educomunicação. Foram mais de 39 instituições participantes, além de 219 participantes da sociedade civil. A formação resultou em uma websérie documental, com uma das produções premiada pelo Green Nation Festival 2019 como melhor documentário colaborativo.