[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=” id=” background_color=” background_image=” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=” video_webm=” video_ogv=” video_url=” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=” video_preview_image=” border_size=” border_color=” border_style=”solid” padding_top=” padding_bottom=” padding_left=” padding_right=”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=” border_size=” border_color=” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=” background_repeat=”no-repeat” padding_top=” padding_right=” padding_bottom=” padding_left=” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=” id=” animation_type=” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=” hover_type=”none” link=”][fusion_text]

Série de cinco oficinas realizadas nas cinco regiões do Brasil reuniram representantes do Poder Público, de entidades não governamentais e do setor privado

A Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA) iniciou em março último uma série de cinco oficinas de formação em avaliação e monitoramento de projetos e políticas públicas de educação ambiental. O título das oficinas é “Formação de Formadores em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental de Transição para Sociedades Sustentáveis”.

Essas oficinas aconteceram em cada uma das cinco regiões brasileiras durante o ano de 2019 – Nordeste (25 a 27 de março, na Praia do Forte, Bahia ), Sul (22 a 24 de abril, em Foz do Iguaçu, Paraná), Centro-Oeste (22 a 24 de maio, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul), Sudeste (28 a 30 de maio, em Vitória, Espírito Santo) e Norte (5 a 7 de junho, em Belém, no Pará). Os resultados das cinco oficinas servirão como insumo básico para as reflexões a serem efetuadas no Seminário Nacional de Lançamento da Plataforma MonitoraEA-Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental na Transição para Sociedades Sustentáveis, que acontecerá dia 13 de novembro em Brasília.

Nas oficinas, representantes do poder público, da sociedade civil e do setor privado atuantes na área de educação ambiental foram preparados para utilizar os 27 indicadores lançados em dezembro passado pela ANPPEA e coletaram informações que alimentarão a futura Plataforma MonitoraEA. A plataforma está sendo desenvolvida pelo Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade (LADIS) do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE, que integra a Secretaria Executiva da ANPPEA.

“Construímos de forma participativa, ao longo de dois anos de trabalho pelo país, mais de 100 indicadores, dos quais 27 foram selecionados para compor a Plataforma. Realizamos os processos de formação de formadores, para que a ferramenta se torne conhecida e utilizada de modo a compor um banco de dados com informações espacializadas por região, estado e município sobre as políticas e ações na área da educação ambiental. “A plataforma será alimentada de forma colaborativa.”
Maria Henriqueta Andrade Raymundo, secretária executiva da ANPPEA e responsável pelo trabalho formação dessa articulação.

Como as oficinas se desenvolveram?

As oficinas eram iniciadas com uma mesa institucional, compartilhada por representantes da ANPPEA, parceiro local e do Poder Público, geralmente ligados às secretarias de educação e meio ambiente. Na Bahia, por exemplo, o parceiro local foi o Instituto Baleia Jubarte.

No segundo dia, atividades em grupo ajudaram os participantes a se conhecerem melhor e a conversarem sobre a atuação de suas instituições nas políticas públicas de educação ambiental. Tais experiências são relacionadas a alguns dos 27 indicadores de avaliação de políticas públicas de EA, pilar da futura Plataforma MonitoraEA.[/fusion_text][fusion_gallery layout=”masonry” picture_size=” columns=”4″ column_spacing=”15″ gallery_masonry_grid_ratio=” gallery_masonry_width_double=” hover_type=”zoomin” lightbox=”yes” lightbox_content=”captions” bordersize=” bordercolor=” border_radius=” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=” id=”][fusion_gallery_image image=”https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2019/08/oficinas-plataforma-02.jpg” image_id=”1428″ link=” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2019/08/oficinas-plataforma-03.jpg” image_id=”1427|full” link=” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2019/08/oficinas-plataforma-04.jpg” image_id=”1426″ link=” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2019/08/oficinas-plataforma-01.jpg” image_id=”1425″ link=” linktarget=”_self” /][/fusion_gallery][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=” id=” sep_color=” top_margin=”40px” bottom_margin=” border_size=” icon=” icon_circle=” icon_circle_color=” width=” alignment=”center” /][fusion_text columns=” column_min_width=” column_spacing=” rule_style=”default” rule_size=” rule_color=” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=” id=”]

Atividades à distância

As ações necessárias para o módulo de atividades à distância (16 horas) foram discutidas e definidas no terceiro e último dia da oficina. Participantes ficaram incumbidos de levar a seus estados e municípios a missão de reunir educadores e gestores para compartilhar os aprendizados do módulo presencial da oficina e preencher os questionários cujas respostas alimentarão a Plataforma MonitoraEA.[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]