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O MonitoraEA – Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental é um projeto  da  Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental – Anppea. 

 

A iniciativa recebe o apoio do FunBEA que também participa da sua secretaria executiva, além de ser  composta pelo LADIS, na coordenação científica e a secretaria executiva da ANPPEA, em parceira com a OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP.

MonitoraEA – Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental

O projeto do MonitoraEA teve seu início em 2016, partindo de um amplo processo participativo, capilarizado nas 5 regiões do Brasil em diálogos com educadoras/es ambientais, gestores públicos, pesquisadores/as, professoras/es e outros profissionais do campo da Educação Ambiental, na perspectiva das políticas públicas. O projeto segue em desenvolvimento, a partir de etapas de formação nos territórios e consolidação da plataforma e dos próprios indicadores.

Entre 2022 e 2023, o FunBEA apoiou o fortalecimento do eixo de formação do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental, o Sistema MonitoraEA, com a realização de um processo formativo sobre o tema nas Bacias do rio Guandu, da Guarda e Guandu Mirim, no estado do Rio de Janeiro.

Além disso, o processo formativo fomentou trocas e diálogos entre atores de municípios vizinhos que possuem desafios similares, promovendo um reconhecimento mútuo, reduzindo a sensação de isolamento e gerando ânimo para o processo de elaboração dos programas municipais de educação ambiental que vem acontecendo atualmente.

“Ao todo apoiamos 192 horas de formação e 14 políticas públicas de educação ambiental monitoradas e avaliadas através dos indicadores e dimensões do Sistema MonitoraEA, o que demonstra a importância de ampliar e descentralizar recursos, gerando subsídios para o desenvolvimento e o fortalecimento de políticas públicas de educação ambiental nos 15 municípios das bacias Guandu”

Além disso, o processo formativo fomentou trocas e diálogos entre atores de municípios vizinhos que possuem desafios similares, promovendo um reconhecimento mútuo, reduzindo a sensação de isolamento e gerando ânimo para o processo de elaboração dos programas municipais de educação ambiental que vem acontecendo atualmente.

Além disso, o processo formativo fomentou trocas e diálogos entre atores de municípios vizinhos que possuem desafios similares, promovendo um reconhecimento mútuo, reduzindo a sensação de isolamento e gerando ânimo para o processo de elaboração dos programas municipais de educação ambiental que vem acontecendo atualmente.