[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” border_style=”solid” padding_top=”0px”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ type=”1_1″ background_position=”left top” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_repeat=”no-repeat” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” hover_type=”none” min_height=” link=”][fusion_text]No dia 8 de março de 2022, Dia Internacional da Mulher, nós, educadoras e educadores do Brasil, fomos surpreendidos pela indicação da nova diretora de Educação e Cidadania Ambiental no Ministério do Meio Ambiente.

Compreendemos a nomeação como um escárnio, como um desrespeito aos profissionais do campo ambiental comprometidos com a educação ambiental. Esta nomeação é um ato de violência simbólica, operando como uma manifestação de cruzada cultural antiecológica. O resultado é a perplexidade dos coletivos educadores do país, já que é um cargo de suma importância à gestão da educação ambiental brasileira. Após o impacto do relatório climático, com o criminoso exemplo de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, entre outros, o mínimo que necessitamos é uma personalidade com experiência nos processos pedagógicos, que oriente a sociedade sobre o valor da vida e não de uma atiradora esportiva, com armas que eliminam vidas, ao invés de protegê-las.

Somente um governo ecocida e negacionista acata e nomeia uma pessoa sem nenhuma trajetória, sem nenhum conhecimento das redes, dos grupos, dos observatórios e dos coletivos da educação ambiental, brasileira e latino-americana. É de ficar abismado com a escolha política em um cargo tão nobre.

Ser praticante de tiro em nada qualifica a pessoa para atuar em educação ambiental. Ademais, entendemos como profundo desrespeito às mulheres e de intenso escárnio expor esta mulher a esta situação vexatória, que também é vítima da necropolítica nefasta do governo atual, que ataca sistematicamente todas as formas de vida. O governo bolsonarista também utiliza as mulheres e suas representações de luta pela justiça histórica, e arduamente construídas, como mais uma forma de apropriação. De maneira a esvaziar suas contribuições para atender fins políticos que são humilhantes à vida e sua diversidade.

É preciso parar o bolsonaro! Ele é um enorme risco à integridade da Terra – é uma ameaça à Amazônia e de tantos outros biomas brasileiros e internacionais. bolsonaro e damares estão bombardeando nosso país com milícias oficiais de violência e de desmonte de políticas públicas conquistadas à base de muito trabalho, muita ética e muito compromisso com todos os sistemas interconectados da Terra, sejam geofísicos, biológicos ou tecnológicos.

bolsonaro e damares avançam no ataque ao meio ambiente e à diversidade de vidas. Manifestamos nossa profunda indignação a mais uma afronta e desrespeito à luta ambientalista.

FORA bolsonaro!

Chega!

Jair já deu!

-.-.-.-.-.-.

ENTIDADES SIGNATÁRIAS

  1. ARAUCÁRIAS – Rede de EA a partir dos Campos de Cima da Serra e Hortênsias -UERGS/RS
  2. Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, ANPPEA
  3. Associação Alternativa Terrazul
  4. Associação Brasileira de Agroecologia, ABA-agroecologia
  5. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências ABRAPEC
  6. Associação Defensores da Terra – RJ
  7. Associação dos Docentes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, ADUNIRIO
  8. Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso – ADUFMAT – S.Sind.
  9. Ateliê do Conhecimento
  10. Centro de Estudos Ambientais (CEA)
  11. Associação dos Defensores da Terra
  12. Conferência Livre de Meio Ambiente e Agricultura do RJ, CLEMAARJ
  13. Coletivo Amigos do Pantanal
  14. Defensores do Planeta
  15. Deputado Estadual Carlos Minc, Partido Socialista Brasileiro, RJ
  16. Deputado Estadual Lúdio Cabral, Partido dos Trabalhadores, MT
  17. Deputado Federal Nilto Tatto, Partido dos Trabalhadores, SP
  18. Deputado Federal Paulo Pimenta, Partidos dos Trabalhadores, RS
  19. Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, FBOMS
  20. Fórum de Direitos Humanos e da Terra, FDHT
  21. Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento, FORMAD
  22. Frente Ampla Democrática Socioambiental – FADS
  23. Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FUnBEA
  24. Grupo de Articulação da Audiência Pública no Senado Federal
  25. Grupo de Educação Ambiental desde el Sur, GEASur-UNIRIO
  26. Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (GESMAR)
  27. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – GEPEAS (UESB)
  28. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade – GEPEADS/UFRRJ
  29. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade – GEPEADS/UFRRJ
  30. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEA/UFJF
  31. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Educação Intercultural, Educação e Cultura Popular, Gead-UFC
  32. Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências – GEPIC
  33. Grupo de Estudos em Educação e Meio Ambiente, GEEMA
  34. Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECA
  35. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS/UFPR)
  36. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Ensino de Ciências (GPEAECUFRJ)
  37. Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET)-UFSM
  38. Grupo de Pesquisa em Trabalho-Educação e Educação Ambiental – GPTEEA do IFRJ
  39. Grupo de Trabalho 22, Educação Ambiental – ANPED
  40. Grupo Infâncias, Tradição Ancestral e Cultura Ambiental- GiTaKa, UNIRIO
  41. Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA-UFMT
  42. Instituto Calanam
  43. Instituto Caracol – ICARACOL
  44. Instituto Ecoar para a Cidadania
  45. Laboratório de Educação e Política Ambiental, OCA-ESALQ-USP
  46. Laboratório de investigações em educação, ambiente e sociedade – LIEAS/UFRJ
  47. Movimento dos Educadores Socioambientais – MG
  48. Mulheres do Hip Hop – MT
  49. Observatório da Educação Ambiental, Observare
  50. Observatório de Governança das Águas
  51. Rede Brasileira de Educação Ambiental, Rebea
  52. Rede Capixaba de Educação Ambiental
  53. Rede de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos
  54. Rede de Educação Ambiental da Zona Oeste do RJ
  55. Rede de Educação Ambiental do Oeste da Bahia
  56. Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro, REARJ
  57. Rede de Educadores Ambientais da Baixada de Jacarepaguá
  58. Rede Internacional de pesquisa em decolonialidade Educação em Ciências e Tecnologia, RIEDECT
  59. Rede Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental e Justiça Climática, REAJA
  60. Rede Lusófona de Educação Ambiental, REDELUSO
  61. Rede Mato-grossense de Educação Ambiental, REMTEA
  62. Rede Paraense de Educação Ambiental
  63. Rede Paranaense de Educação Ambiental -REA-PR
  64. Rede Paulista de Educação Ambiental, REPEA
  65. Secretaria de Mulheres do Partido dos Trabalhadores-MT
  66. Territórios de aprendizagens autopoiéticas

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Com audiência na mídia

https://www.brasildefato.com.br/2022/03/09/mais-de-60-entidades-assinam-manifesto-contra-nova-diretora-de-educacao-ambiental-de-bolsonaro[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]