O FunBEA é parceiro e fiscal sponsor do evento que acontece entre 21 e 25 de julho
A Educação Ambiental tem um encontro marcado ainda este ano: o VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que será realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade de Manaus (AM). Esta edição tem como tema “Educação ambiental e ação local: respostas às emergências climáticas, justiça ambiental, democracia e bem viver” e acontecerá entre os dias 21 e 25 de julho no Centro de Eventos do Amazonas. O FunBEA é um dos apoiadores do evento, atuando na mobilização de recursos e como fiscal sponsor.
Realizado desde 2007, o Congresso é organizado pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso), uma rede de Educadores Ambientais que existe há dezoito anos e promove cooperações e estratégias de políticas nacionais em Educação Ambiental entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Galícia, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Participam do congresso chefes de Estado dos países da RedeLuso, além de pesquisadores e organizações nacionais e internacionais que realizam trabalhos na área da Educação Ambiental. O objetivo é promover o debate entre representantes dos governos e da sociedade civil sobre a Educação Ambiental Climática nos países e nas comunidades de Língua Portuguesa. Além disso, neste ano, o evento também tem como meta incidir na COP 30 que acontece no Brasil com a formulação de propostas para integrar a Educação Ambiental Climática às políticas públicas.
Neste ano, a programação conta com cinco eixos temáticos: compromissos internacionais, nacionais e municipais com as políticas públicas de educação ambiental como resposta às crises ambiental e climática; educação ambiental e justiça climática global e local; educação ambiental e desenvolvimento humano: os direitos fundamentais; educação ambiental no sistema educativo e diálogos intergeracionais e educação ambiental e respostas sociais e ambientais – sociobiodiversidade, ancestralidade, comunidades tradicionais e grupos em situação de invisibilidade e vulnerabilidade. Para saber mais sobre o VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, acesse aqui.