Conselho
O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA é formado, desde a sua fundação em 2011, por Pesquisadores, Professores Universitários, Ministérios do Meio Ambiente e Educação, Estado, Municípios, empresas e diversos coletivos, especialmente a Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental (RUPEA). Até hoje, alguns fundadores ainda fazem parte do Conselho.
Secretaria Executiva
Semíramis Biasoli
Secretaria Geral FunBEA
Advogada, Doutora em Ciências e Políticas Públicas de Educação Ambiental (ESALQ/USP). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA/ESALQ.
Presidência
Thaís Brianezi
Presidenta do Conselho Deliberativo
Jornalista pela Universidade de São Paulo, mestrado em Sociedade e Cultura pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam e doutorado em Ciência Ambiental também pela USP. Membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e da Escola de Ativismo.
Luiz Ferraro
Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
Graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Agronomia pela ESALQ/USP, doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB , com concentração em Política e Gestão Ambiental. Foi Diretor de Educação Ambiental e Superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia.
Conselho Deliberativo
Responsável pelas decisões legais do Fundo. Composto por 5 segmentos: Academia, Governo, Empresarial, Sociedade Civil e Educadores pessoas físicas.
Conselheiras e Conselheiros
Isabel Cristina de Moura Carvalho
Fabio Deboni da Silva
Erika Sanchez Saez
Graciela Hosptein
Mahryan Sampaio
Mariana Rico Schettino Moreira
Neidinha Suruí
Comissão de Finanças e Auditoria
Responsável pelas análises e aprovações da contabilidade da Instituição.
Miriam Dualibi
Flávia Thiemann
Sérgio Carvalho Caldas
Conselho Consultivo 2024
Formado por pessoas que atuam nas 5 regiões do Brasil com o compromisso de garantir a diversidade e capilaridade do FunBEA.
Possui graduação em engenharia de materiais pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em ciência e tecnologia de polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em ciências físico-químicas pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em sociologia pela Ufscar.
Professora Emérita e Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Física, Mestre, Doutora e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É Presidente da Comissão Estadual de São Paulo do IBECC-Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura / UNESCO, foi Representante brasileira frente ao Acordo firmado entre o Ministério da Educação e Science Group Museum (Reino Unido) para a criação de um Museu de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo.
Participante da coordenação e do curso Extensão em Educação Ambiental no âmbito do “Projeto Viabilizando a Utopia” – Coletivos Educadores Ambientais (CESCAR – Coletivos Educadores Ambientais de São Carlos, Araraquara e Região) pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos).
Pós-Doutoranda em Educação Ambiental e Justiça Climática. GPEA/PPGE/ UFMT. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido – pelo Núcleo de Altos Estudos Amazonicos. NAEA. Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA – UFPA (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). É Integrante da Rede de Pesquisa Internacional em Educação Ambiental e Justiça Climática. REAJA.
Oceanógrafo pela FURG (Habilitações em Oceanografia Biológica e Geológica) e Artista-Educador-Ambiental. Especialista em Análise e Educação Ambiental pela UFPR. Mestre e Doutorando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille. Atua com os movimentos socioambientais e como professor-pesquisador-extensionista no Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí – SC
Doutora em Antropologia e Linguística, Purdue University, EUA. Coordena o projeto Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres, no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. onde atua em projetos internacionais. Já atuou no IMAS – Instituto Marina Silva, tem experiência como Coordenadora-Geral de Educação Ambiental/ SECADI/ MEC, coordenação de três Conferências Nacionais Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente e uma Internacional com o apoio da Foundation Charles Léopold Meyer (Suíça).
Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP. Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutora e Mestre em Ciências – Programa Ecologia Aplicada. Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, especialista em educação ambiental e recursos hídricos.