Evento ocorre de 22 a 24 de abril em Foz do Iguaçu, reunindo representantes de órgãos diversos que atuam com EA no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

 width=A Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA) realiza em Foz do Iguaçu (Paraná) nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2019 a versão Sul da oficina “Formação de formadores em monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas de educação ambiental de transição para sociedades sustentáveis”.

A oficina acontecerá no Instituto Federal do Paraná, reunindo representantes da sociedade civil, de prefeituras e governos estaduais dos três estados da região Sul que atuam na formulação e execução de políticas públicas de educação ambiental.

Inscrições para a oficina serão recebidas até o dia 8 de abril de 2019 por meio do preenchimento do formulário indicado no link https://goo.gl/forms/qqF8p7ai04E1ZbgB2
Caso o número de inscritos ultrapasse o de vagas, os participantes serão selecionados em função do seu perfil de atuação na área de educação ambiental, garantindo a presença de representantes das áreas de meio ambiente e educação dos governos estaduais, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), redes e movimentos organizados.

Embora a inscrição seja gratuita, cada pessoa/instituição deverá assumir suas respectivas despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação nos três dias de atividades. A oficina contará com 36 horas de duração, sendo 20 horas presenciais e 16 horas com atividades à distância a serem cumpridas até 24 de maio de 2019. Os participantes receberão certificado da oficina se alcançarem 100% de frequência e cumprirem as atividades à distância.

O público-alvo contempla educadores ambientais, gestores públicos municipais, estaduais e federais, técnicos e analistas representando as CIEAs, Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (ComVidas) das escolas do ensino fundamental e médio, Salas Verdes (projeto do Ministério do Meio Ambiente – MMA), redes de educação ambiental, unidades de conservação, comitês de bacias hidrográficas, escolas, instituições de educação superior, organizações não governamentais, movimentos sociais e setor privado, entre outros atores.

A oficina é parte do projeto da Plataforma Brasileira de Monitoramento e Avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental (Plataforma Monitora EA), desenvolvido pela ANPPEA, a partir de sua Secretaria Executiva, composta pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental , Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os participantes serão estimulados e orientados para executar ações de monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas de educação ambiental, utilizando um conjunto de 27 indicadores lançados pela ANPPEA em dezembro último. “Os indicadores possibilitam acompanhar os processos e resultados das políticas públicas de EA por meio de análises integradas promovidas pelos diversos atores que atuam neste campo socioambiental do Brasil”, declara Maria Henriqueta Andrade Raymundo, Coordenadora da Secretaria Executiva e formadora da ANPPEA.
Com base nas informações compartilhadas nas cinco oficinas, que estão sendo realizadas nas cinco regiões do país, a equipe da Secretaria Executiva da ANPEEA começará a mapear as Políticas Públicas de Educação Ambiental (PPEA) executadas por estados, municípios e outros atores no Brasil. Os resultados desse mapeamento serão divulgados no seminário nacional de lançamento da Plataforma Monitora EA, previsto para ocorrer em Brasília (DF), no segundo semestre de 2019.

Segundo Semíramis Biasoli, Secretária Geral do FunBEA, “é importante destacar que os articuladores locais dão materialidade à ANPPEA, que busca fortalecer as políticas públicas de educação ambiental no Brasil. Estivemos na oficina Nordeste, que teve a participação de representantes de sete dos nove estados da região. Isto demonstra como a educação ambiental está fortalecida no país”. Para a oficina Sul, a ANPPEA conta com a articulação da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Coletivo Educador de Foz do Iguaçu, Centro de Educação Ambiental do Iguaçu e apoio do Instituto Federal do Paraná.

Para Rosani Borba, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu e membro do Coletivo Educador Ambiental, é de grande relevância para nosso município apoiar a realização de uma oficina que tratará de indicadores de projetos e políticas públicas de EA. “Entendemos esse processo formativo como oportunidade de avaliarmos nossa caminhada e aplicá-lo em nosso trabalho futuro, considerando que estamos no momento construindo a Política Municipal de Educação Ambiental. O município de Foz do Iguaçu e região atuam há mais de uma década com Educação Ambiental” finaliza.

Serviço

Oficina Sul de formação de formadores sobre monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação ambiental

[fusion_button link=”https://goo.gl/forms/qqF8p7ai04E1ZbgB2″ text_transform=” title=” target=”_blank” link_attributes=” alignment=”text-flow” modal=” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=” id=” color=”default” button_gradient_top_color=” button_gradient_bottom_color=” button_gradient_top_color_hover=” button_gradient_bottom_color_hover=” accent_color=” accent_hover_color=” type=” bevel_color=” border_width=” size=” stretch=”default” shape=” icon=” icon_position=”left” icon_divider=”no” animation_type=”flash” animation_direction=”static” animation_speed=”0.6″ animation_offset=”]Inscreva-se![/fusion_button]

Quando: 22 a 24 de abril de 2019

Onde: Instituto Federal Paraná – Campos Foz do Iguaçu – Av. Araucária, 780, Bairro Vila A – Foz do Iguaçu

Inscrições gratuitas no link: https://goo.gl/forms/qqF8p7ai04E1ZbgB2

Informações e dúvidas: [email protected]

Informações para a imprensa: Ana Patrícia Arantes 13 991466608 / [email protected]