O evento foi transmitido pelo Youtube no último dia 14 e contou com cerca de 100 participantes

Alinhadas às discussões mundiais sobre crise climática e financiamento, Thaís Brianezi, presidente do FunBEA e Semíramis Biasoli, secretaria-executiva, assinam juntas o artigo: “Enfrentar a emergência climática inclui investir em educação ambiental de qualidade”. O texto serviu como inspiração para o quarto e último webinar da 2ª edição do Ciclo de Webinars “Democracia, Soberania e Clima”, promovido pelo Centro Soberania e Clima, com o apoio do National Endowment for Democracy (NED). O evento foi transmitido pelo Youtube no último dia 14 e a principal temática discutida dizia respeito às práticas e diretrizes da Educação Ambiental Climática no Brasil.

Educação Ambiental Climática no Brasil foi tema de Webinar que contou com a participação do FunBEA. Foto: Reprodução

O webinar, intitulado “Educação Ambiental Climática: Diretrizes e Estratégias para um Futuro Sustentável no Brasil”, teve como palestrantes, além de Thaís e Semíramis, as pesquisadoras Rita Silvano (Coordenadora-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade do Ministério da Educação), Irene Carniatto (Coordenadora da Câmara Temática de Educação Ambiental Climática do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima), Mercedes Bustamante (Professora da Universidade de Brasília e Membro eleito da Academia Brasileira de Ciências) e Nádia Xavier (Professora da Escola Superior de Defesa). A mediação foi realizada por Mariana Plum, Diretora Executiva do Centro Soberania e Clima. 

O artigo assinado por Brianezi e Biasoli discute a Educação Ambiental no campo climático e tem como objetivo contribuir com a ampliação das práticas em Educação Ambiental Climática no Brasil. De acordo com as pesquisadoras, os resultados apontaram para uma “quebra na tendência histórica nacional e internacional de invisibilidade da educação ambiental nas políticas públicas de enfrentamento à emergência climática”. Elas também ressaltam a necessidade de fortalecer as práticas em EA climática a partir de diretrizes construídas com base na educação ambiental crítica, além de um financiamento que aconteça por meio da filantropia comunitária. 

O artigo está disponível para leitura e download aqui.