A cidade de São Luís (MA) acolherá o 3º Encontro da Aliança Territorial, que ocorrerá nos dias 02 e 03 de dezembro de 2024, no Parque Agroecológico do Maracanã. O Instituto Comunitário Baixada Maranhense (Baixada), que será o anfitrião do evento, também realizará um encontro de imersão das experiências territoriais na Baixada, o Cazumbada, nos dias 03 a 06 de dezembro em parceria com o Instituto Formação.

O encontro tem como principais objetivos o alinhamento de expectativas entre as organizações participantes, o fortalecimento da estrutura da aliança e a construção de um plano de trabalho para o próximo ano. O encontro também discutirá as parcerias e projetos em andamento, além de planejar os rumos da aliança para 2025.

A Aliança nasce de uma semente plantada dentro de uma Comunidade de Práticas da Rede Comuá, entre ICOM, FunBEA e Tabôa para diálogo e aprendizagem coletiva sobre a estruturação e a gestão de fundos de desenvolvimento territorial, a partir das colheitas realizadas em seus diferentes contextos. Foi a partir desse terreno fértil de reflexões e possibilidades que brotaram conexões com outras quatro organizações membro da rede – Casa Fluminense, Instituto Baixada, Instituto Procomum e Redes da Maré, que também se reconhecem como organizações de base territorial. 

O encontro reafirma a missão da Aliança Territorial de territorializar a filantropia, colocando as comunidades como protagonistas das mudanças. A proposta é garantir que as populações mais vulneráveis possam participar ativamente das decisões sobre os recursos destinados aos seus territórios e das ações de desenvolvimento local. Em um momento em que as desigualdades sociais e ambientais ainda persistem em muitas regiões do Brasil, a aliança busca promover uma transformação profunda, valorizando as experiências locais e respeitando as especificidades de cada território.

Sobre a Aliança Territorial:

A Aliança Territorial, iniciada em 2023, é formada por um conjunto de organizações que trabalham com o objetivo de evidenciar as especificidades da filantropia com foco territorial. Além do Instituto Baixada, fazem parte dessa rede o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), a Casa Fluminense,  o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), o Instituto Procomum (IP), Redes da Maré e o Tabôa Fortalecimento Comunitário. Juntas, essas organizações atuam em 174 municípios brasileiros, fortalecendo iniciativas locais nas áreas de justiça social, direitos humanos, cidadania e desenvolvimento local. Juntas, estas instituições já mobilizaram doações de mais de R$2 milhões e meio de reais entre os anos de 2022 e 2023.

Sobre a Rede Comuá:

A Rede Comuá foi criada em 2012 com o objetivo de promover uma filantropia com foco territorial e de fortalecer as organizações locais que atuam diretamente nas comunidades. Ao reunir um conjunto de organizações comprometidas com a justiça socioambiental, direitos humanos e o desenvolvimento sustentável, a rede busca garantir que as ações filantrópicas sejam mais inclusivas, participativas e eficazes na transformação das realidades locais.

Conheça mais sobre a Aliança Territorial em https://www.aliancaterritorial.org/.