Pesquisar
Close this search box.

Conselho

O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA é formado, desde a sua fundação em 2011, por Pesquisadores, Professores Universitários, Ministérios do Meio Ambiente e Educação, Estado, Municípios, empresas e diversos coletivos, especialmente a Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental (RUPEA). Até hoje, alguns fundadores ainda fazem parte do Conselho.

Secretaria Executiva

Semíramis Biasoli

Secretaria Geral FunBEA

Advogada, Doutora em Ciências e Políticas Públicas de Educação Ambiental (ESALQ/USP). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA/ESALQ.

Presidência

Thaís Brianezi

Presidenta do Conselho Deliberativo

Jornalista pela Universidade de São Paulo, mestrado em Sociedade e Cultura pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam e doutorado em Ciência Ambiental também pela USP. Membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e da Escola de Ativismo.

Luiz Ferraro

Vice-Presidente do Conselho Deliberativo

Graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Agronomia pela ESALQ/USP, doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB , com concentração em Política e Gestão Ambiental. Foi Diretor de Educação Ambiental  e Superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia. 

Conselho Deliberativo

Responsável pelas decisões legais do Fundo. Composto por 5 segmentos: Academia, Governo, Empresarial, Sociedade Civil e Educadores pessoas físicas.

Conselheiras e Conselheiros

Rectangle 29 (1)

Isabel Cristina de Moura Carvalho

Conselheira Setor Acadêmico
Atuou como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Análises Econômicas BASE (RJ) nos anos 90. Foi consultora do Banco Mundial para análise dos Fundos Sociais e Ambientais no final dos anos 90. Trabalhou na assessoria de educação e agroecologia na EMATER-RS, em Porto Alegre, de 2001 a 2003. Atualmente atua como pesquisadora e professora universitária na UNIFESP.
Rectangle 39 (1)

Fabio Deboni da Silva

Conselheiro Setor Empresarial
Foi gerente-executivo do Instituto Sabin de 2011 a 2020 é o atual Diretor do Programa CAL-PSE, pela Aliança pela Biodiversidade/CIAT. Tem participado ativamente do engajamento de institutos e fundações no campo de negócios de impacto.
erika

Erika Sanchez Saez

Diretora executiva do Instituto ACP - com foco no fortalecimento da sociedade civil no Brasil; Membro do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação. Formada em Comunicação Social pela ESPM, pós-graduada em Globalização e Governabilidade Mundial e Sistêmica pela pela Universidade Politécnica da Catalunha e mestre em Cooperação, Globalização e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona. Experiências na Johnson & Johnson e na Danone. Trabalhou em organizações internacionais como Oxfam e Care Brasil.
graciela

Graciela Hosptein

Graduada em Ciências da Educação pela Universidad de Buenos Aires, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Política Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.Coordenadora executiva da Rede de Filantropia de Justiça Social na Rede de Filantropia para a Justiça Social.
mahryan

Mahryan Sampaio

Reconhecida como uma liderança jovem, foi nomeada Embaixadora da Juventude da ONU pelo United Nations Office of Drugs and Crime (UNODC), passando a atuar como multiplicadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em espaços sociais e políticos. Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP), atua na área de Direitos Humanos, com foco em Migração e Refúgio, Juventude, Gênero, Raça e Meio Ambiente. É pós-graduanda em Direitos Humanos e Lutas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É Co-Fundadora e Diretora do Instituto Perifa Sustentável.
Mariana

Mariana Rico Schettino Moreira

Head de ESG & sustentabilidade na Orizon Valorização de Resíduos e Professora na PUC (SP) na disciplina de gestão de resíduos. Comunicadora social e mestra em sustentabilidade/ESG com especialização em economia circular pela FGV (SP), possui 15 anos de atuação nos temas de investimento social privado, inovação social, educação ambiental, sustentabilidade e gestão de resíduos. Atuou com projetos de empoderamento feminino e comunicação não-violenta.
neidinha

Neidinha Suruí

Indigenista, ativista dos Direitos Humanos e do meio ambiente. Conhecida como Guardiã da floresta. É formada em história, mestre em geografia e doutoranda em geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UFRO). Sócia fundadora da ONG Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.

Comissão de Finanças e Auditoria

Responsável pelas análises e aprovações da contabilidade da Instituição.

Miriam Dualibi

Comissão de Finanças
Jornalista, escritora, educadora ambiental, especialista em educação para sustentabilidade, mudanças climáticas, alfabetização ecológica, ecodesign e gestão de organizações sociais. Presidente – Instituto ECOAR para Cidadania.

Flávia Thiemann

Comissão de Finanças
Educadora ambiental com doutorado e pós-doutorado na área, sócia fundadora e pesquisadora de uma pequena empresa, a Fubá Educação Ambiental. Sou membro da ONG APASC, uma das ONGs ambientalistas mais antigas do Brasil.

Sérgio Carvalho Caldas

Comissão de Finanças
Gestor financeiro, com experiência nas áreas de controladoria, auditoria e controle orçamentário. Apoio Organizações e Pequenos Negócios através de consultoria e gestão financeira que oferecem soluções criativas e acessíveis no campo das dinâmicas econômicas. Também atua como docente na UNOPAR – Universidade Norte do Paraná nos cursos de Administração, Ciência Contábeis e auxílio na concepção e desenvolvimento de projetos educacionais.

Conselho Consultivo 2024

Formado por pessoas que atuam nas 5 regiões do Brasil com o compromisso de garantir a diversidade e capilaridade do FunBEA.

Amadeu Logarezzi

Possui graduação em engenharia de materiais pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em ciência e tecnologia de polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em ciências físico-químicas pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em sociologia pela Ufscar.

Eda Terezinha de Oliveira Tassara

Professora Emérita e Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Física, Mestre, Doutora e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É Presidente da Comissão Estadual de São Paulo do IBECC-Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura / UNESCO, foi Representante brasileira frente ao Acordo firmado entre o Ministério da Educação e Science Group Museum (Reino Unido) para a criação de um Museu de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo.

Eliane Dias Camilo

Participante da coordenação e do curso Extensão em Educação Ambiental no âmbito do “Projeto Viabilizando a Utopia” – Coletivos Educadores Ambientais (CESCAR – Coletivos Educadores Ambientais de São Carlos, Araraquara e Região) pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos).

Marilena Loureiro

Pós-Doutoranda em Educação Ambiental e Justiça Climática. GPEA/PPGE/ UFMT. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido – pelo Núcleo de Altos Estudos Amazonicos. NAEA. Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA – UFPA (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). É Integrante da Rede de Pesquisa Internacional em Educação Ambiental e Justiça Climática. REAJA.

José Luiz Matarezi

Oceanógrafo pela FURG (Habilitações em Oceanografia Biológica e Geológica) e Artista-Educador-Ambiental. Especialista em Análise e Educação Ambiental pela UFPR. Mestre e Doutorando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille. Atua com os movimentos socioambientais e como professor-pesquisador-extensionista no Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí – SC

Rachel Trajber

Doutora em Antropologia e Linguística, Purdue University, EUA. Coordena o projeto Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres, no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. onde atua em projetos internacionais. Já atuou no IMAS – Instituto Marina Silva, tem experiência como Coordenadora-Geral de Educação Ambiental/ SECADI/ MEC, coordenação de três Conferências Nacionais Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente e uma Internacional com o apoio da Foundation Charles Léopold Meyer (Suíça).

Vivian Battaini

Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP. Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutora e Mestre em Ciências –  Programa Ecologia Aplicada. Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, especialista em educação ambiental e recursos hídricos.