Somos o primeiro e único fundo latino-americano de educação ambiental com a missão de mobilizar recursos financeiros e não financeiros para a proteção ao ambiente e a justiça social e climática. Realizamos apoio financeiro e formador para fortalecer coletivos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, de maneira acessível e capilarizada, com base na filantropia comunitária. 

Atuamos como uma ponte entre aqueles que dispõem de recursos e as comunidades, fazendo com que o financiamento chegue na base, em quem está na linha de frente construindo sociedades mais justas e sustentáveis. Nossas iniciativas estão baseadas em 4 programas análogos aos grandes desafios mundiais: Clima, Água, Biodiversidade e Saúde Ambiental. 

Mais do que financiar os movimentos, o trabalho do FunBEA acontece “com” as comunidades e não “para” as comunidades,  estabelecendo relações de confiança com escuta ativa, planejamento conjunto, respeito aos seus sonhos, necessidades e a valorização dos saberes e práticas ancestrais e populares. Buscamos, com isso, desenvolver institucionalmente movimentos da sociedade civil organizada, potencializando sua autonomia, o poder de decisão, a ação coletiva e a capacidade de atuação dos coletivos locais, onde reside a força de transformação e de regeneração socioambiental. 

  1. CONTEXTO

Em 18 de fevereiro de 2023, o Litoral Norte de São Paulo foi atingido pela maior quantidade de chuva em toda a história de precipitações registradas no Brasil. Em 24 horas foram mais de 600 mm de chuva, que resultaram em mais de 2 mil desabrigados e 65 mortos em São Sebastião, o município mais atingido pela chuva.

O tamanho desta tragédia revelou também o tamanho da desigualdade, a falta de investimentos em habitação e as falhas no sistema de avisos de emergência. Enquanto a população e os órgãos de fiscalização cobram as prefeituras e o governo do Estado de São Paulo por sua atuação, o volume de chuva acende o alerta para as mudanças climáticas e a incidência cada vez maior de eventos extremos.

Na manhã seguinte ao evento, não havia energia, sinal de internet, nem água na maior parte dos municípios litorâneos. Barreiras de deslizamentos haviam se formado por todo o lado, e era impossível o acesso à grande maioria dos locais mais atingidos. Porém, em meio a calamidade, já havia nas ruas alagadas do bairro, uma grande mobilização de moradores em busca das vítimas soterradas, agindo com extrema rapidez para salvar o maior número de vidas que fosse possível.

Essa mobilização social se estendeu em cada ponto da região, com batalhões de voluntários que rapidamente se organizaram para arrecadar e levar doações de alimentos, roupas, materiais de saúde, higiene e limpeza para as famílias desabrigadas e desalojadas.

Essa força que emerge da comunidade no momento do caos, é a mesma que, se fortalecida, pode evitar que novas tragédias aconteçam, pois, a organização social quando é sólida e sustentável ao longo do tempo se torna a base da democracia. E esta base social, empoderada de seus direitos como cidadãos e de seu pertencimento ao território, busca melhorias concretas para sua comunidade. atua na linha de frente contra a corrupção e a falta de compromisso do poder público com a sociedade. Precisamos seguir reconhecendo e apoiando movimentos e coletivos, a fim de que eles tenham mais elementos para irem em busca de justiça socioambiental.

 

  1. OBJETO DO TERMO DE REFERÊNCIA 

Contratação de profissional (PF) para atuar como Gestora/or Territorial, sendo responsável pelo gerenciamento da Chamada Pública FunBEA/2024, relacionamentos com atores do poder público, privado e com movimentos e coletivos socioambientais, e a fidelização de parceiros e apoiadores. 

 

  1. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELA CONTRATADA

 

  • Gerenciar as etapas da chamada pública de 2024 do FunBEA; 
  • Elaborar e conduzir encontros presenciais e participativos com as comunidades do Litoral Norte, principalmente as mais atingidas pela tragédia-crime de 2023;
  • Mentorar os apoiados pela chamada pública de 2024 do FunBEA;
  • Conduzir diálogos com as comunidades;
  • Mobilizar atores locais;
  • Participar de seminários, encontros, fóruns e outros eventos territoriais para promover o relacionamento institucional do FunBEA com diferentes atores do território e com as comunidades (coletivos, movimentos e organizações) do Litoral Norte;
  • Elaborar e realizar consultas a respeito dos temas trabalhados pelo FunBEA junto às comunidades do Litoral Norte de forma presencial;
  • Zelar pela ética e valores institucionais do FunBEA em todos os processos;
  • Organizar e sistematizar o repasse das informações coletadas para todas as áreas de trabalho do FunBEA;
  • Organizar, ler e analisar documentos e outras fontes de informações;
  • Participar de reuniões periódicas junto a equipe FunBEA para manter a equipe alinhada com o planejamento estratégico e missão da organização;
  • Promover a aprendizagem e compartilhamento de conhecimento técnico com a equipe do FunBEA.
  • Promover o monitoramento e avaliação, coletando dados para a Matriz de indicadores do FunBEA;
  • Produzir relatório de atividades parcial e final com o registro e a sistematização de informações;

 

  1. PERFIL DESEJADO

 

Formação e experiências

  • Formação superior completa em Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Biologia, Ecologia, Pedagogia, Sociologia e/ou outras áreas relacionadas a ciências ambientais ou sociais;
  • Experiência comprovada em projetos socioambientais;
  • Experiência mínima de 3 anos na área ambiental ou social.

 

Conhecimentos desejáveis

  • Conhecimento em metodologias participativas, técnicas de diálogo e/ou educação popular;
  • Sistematização e análise de informações qualitativas e quantitativas;
  • Capacidade de sistematização de resultados e elaboração de relatórios;
  • Elaboração e análise de planilhas, incluindo manuseio de bases de dados, elaboração de tabelas dinâmicas e gráficos;
  • Elaboração de apresentações com boa apresentação visual, storytelling, clareza e objetividade na transmissão de conteúdos e conclusões;
  • Domínio das ferramentas do pacote Office (Word, Excel e Powerpoint);
  • Habilidade de networking e relacionamento territorial.
  • Conhecer o histórico das comunidades atingidas de São Sebastião.

 

  1. CARACTERÍSTICAS QUE BUSCAMOS
  • Iniciativa, desenvoltura, planejamento, organização, gosto pelo estudo, capacidade para solucionar problemas, capacidade analítica, foco em resultados, bom relacionamento interpessoal, possuir escuta ativa, capacidade de gerenciamento de crises e conflitos.
  • Residir na costa sul do município de São Sebastião.

 

  1. PRAZO E DURAÇÃO DO CONTRATO

O período de vigência do contrato a ser firmado será de 18 (dezoito) meses, a contar da data de assinatura do contrato, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos mediante termos aditivos até o limite de 60 (sessenta) meses. Havendo necessidade, será realizada uma revisão de prazos e a devida prorrogação do contrato com ajustes no cronograma de entrega dos produtos.

 

  1. PRÓ-LABORE

 

Valor mensal: R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais). Dedicação integral.

 

  1. RESPONSÁVEL TÉCNICO PARA O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES 

Semíramis Biasoli – Secretária Geral do FunBEA.

 

  1. PROCEDIMENTOS PARA PARTICIPAR
  1. Documentos necessários: a) Currículo e/ou Portfólio de experiências anteriores e Cartão CNPJ emitido nos últimos 30 dias
  2. A candidata deverá encaminhar para o e-mail [email protected] os documentos elencados acima em formato PDF;
  3. Deverá constar, no assunto do e-mail, o seguinte título: “Vaga – Gestora/or Territorial”. 

 

  1. DÚVIDAS 

Envie e-mail para nossa equipe pelo [email protected]

 

  1. Resultado 

 

Resultado da Chamada para a Contratação de profissional (PF) para atuar como Gestora/or Territorial. 

A Gestora/or Territorial será a responsável pelo gerenciamento da Chamada Pública FunBEA/2024, relacionamentos com atores do poder público, privado e com movimentos e coletivos socioambientais, e a fidelização de parceiros e apoiadores no Apoio Territorial ao Litoral Norte do Estado de São Paulo.

Após análise dos documentos enviados e da realização de entrevistas, a escolhida foi a Bianca Almeida Andrade dos Santos. 

Agradecemos a todas que se interessaram