[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” border_style=”solid” padding_top=”0px” padding_left=”0px” padding_right=”0px”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_repeat=”no-repeat” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” hover_type=”none” background_blend_mode=”overlay” first=”true” min_height=” link=”][fusion_text]

 width=

O Fundo quer fortalecer a filantropia comunitária para a reparação socioambiental do litoral norte

Por Ana Patrícia Arantes

O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental reuniu na última quinta feira, dia 6 de julho, 12 instituições que se juntaram para formar o Círculo pela reparação socioambiental do litoral norte. Semíramis Biasoli, secretaria geral do FunBEA abre o diálogo falando da atuação do Fundo em ações de filantropia comunitária e o potencial deste tipo de filantropia para fortalecer pequenas e médias organizações, movimentos e coletivos que atuam no campo da justiça socioambiental e do desenvolvimento comunitário.

[/fusion_text][fusion_text font_size=”24″ margin_bottom=”60″ margin_top=”40″ text_color=”#ce8600″]

“A filantropia comunitária é estratégica para o fortalecimento da democracia brasileira e vem crescendo no Brasil. Hoje estamos vivenciando experiências de parcerias e círculos com outros Fundos, inclusive internacionais como a Global Fund for Community Foundation que apoiou o FunBEA no aporte de três coletivos em 2022 e pretende continuar com a parceria para 2023”.

[/fusion_text][fusion_text]

O encontro foi conduzido por diferentes momentos – reflexão sobre a filantropia comunitária, momento de sonhos coletivos para a definição do que queremos em curto, médio e longo prazo, reconhecimento das ações das instituições do Círculo e diálogos na dinâmica do Café Compartilha para colher subsídios e elaborar o Plano de Trabalho do Círculo.

 width=

“É muito importante o fortalecimento das lideranças e de espaços para planejar e pensar soluções para o território. É necessário uma formação lúdica”, reflete Ras Davi, integrante do movimento União dos Atingidos, sobre o potencial de ação na base. A união dos Atingidos vem atuando com frentes de moradia e defesa dos direitos das famílias atingidas.

O FunBEA em parceria com a Zumbi Filmes vem trazendo a narrativa destas pessoas pela série documental “O Lado de Cá” mostrando a situação pós-tragédia e buscando sensibilizar pessoas e empresas para contribuírem na Campanha Quanto Vale? pela Reparação do Socioambiental do Litoral Norte.

O Círculo também integra a Campanha onde irá colaborar nos diálogos sobre as prioridades dos aportes de recursos e a busca de possíveis financiadores para fortalecer a cultura de doação no território.

O FunBEA segue no propósito de trazer as perspectivas da filantropia comunitária para potencializar as forças existentes no território. “ Iremos organizar um Seminário em setembro no litoral norte, integrando as atividades do mês da filantropia em conjunto com a Rede Comuá, trazendo referências no campo da filantropia comunitária mostrando o cenário nacional e internacional dessa forma de transformar com as forças locais que aponta diversas formas de colaboração com a comunidade e não para a comunidade”, finaliza Semíramis.

Outras Informações: Ana Patrícia Arantes / FunBEA / 13 991466608

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]